Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Qual a faixa de temperatura ideal para a fermentação?

Cada cepa possui um faixa ideal de temperatura. Temperaturas muito acima destas faixas favorecem a produção de compostos que esterificam sua cerveja. Já fermentações abaixo destas temperaturas podem levar à lentidão ou até mesmo a parada do processo fermentativo. Consulte a ficha técnica da cepa escolhida e verifique qual a faixa ideal.

 

Qual a taxa de inoculação ideal?

De um modo geral, as taxas usualmente aceitas são:

Leveduras ALES = 750.000 células por ml por º Plato
Leveduras LAGERS = 1.500.000 células por ml por º Plato

Use a calculadora aqui mesmo em nossa página para calcular corretamente a quantidade de células que você precisará adicionar ao seu mosto para uma fermentação saudável.

 

É essencial oxigenar o mosto antes de inocular a levedura?

Sim. A solubilização de oxigênio no mosto cervejeiro é essencial para uma boa fermentação. As células necessitam de oxigênio para a suas sínteses bioquímicas. Para cervejas lagers e de alta gravidade beneficiam-se especialmente de uma boa oxigenação do mosto.

 

Preciso adicionar nutrientes ao mosto para as leveduras?

Não. As leveduras fornecidas pela Yeastlab já possuem em seu meio de cultivo todos os nutrientes necessários para uma fermentação adequada e saudável. Caso você prefira adicionar nutrientes, adquira aqueles fornecidos diretamente pela Yeastlab pois eles apresentam um perfeito equilíbrio que garantirá a saúde das leveduras. Excesso de nutrientes como o Zinco são muito nocivos ao processo de fermentação, podendo inclusive interromper o processo fermentativo. As quantidades de nutrientes são muito pequenas e facilmente pode-se adicionar muito mais nutriente do que a célula precisa, prejudicando assim a fermentação.

 

Qual a temperatura ideal de inoculação das leveduras?

Nós recomendamos que as leveduras sejam inoculadas a temperaturas próximas a 25 ºC. Manter o mosto nesta temperatura durante a Fase Lag irá favorecer a uma melhor fermentação.

 

Posso adotar essa temperatura mesmo para Lagers? Não irá esterificar ou gerar off flavors?

Pode inocular e manter essa temperatura durante toda a Fase Lag mesmo para leveduras Lagers. Na Fase Lag não está ocorrendo fermentação e portanto nenhum precursor nocivo está sendo gerado ou agregado ao seu mosto. Atente-se para o final da Fase Lag para levar o mosto para a temperatura de fermentação desejada.

 

Eu inoculei as leveduras já há várias horas e o air lock ainda não está borbulhando?

Air lock não é um bom indicador para acompanhar a fermentação. Muitas vezes, micro vazamentos nos baldes fermentadores não permitem a criação de pressão que impedem a movimentação do líquido do air lock. Procure identificar se já há formação de krausen ou, com o auxílio de um densímetro ou refratômetro (lembre-se de corrigir a leitura!!) meça a atenuação para se certificar se já baixou ou não em alguns pontos a densidade original.

 

Eu verifiquei a densidade e até agora não houve nenhuma atenuação?

Se a inoculação foi a menos de 24h, você ainda deve esperar. Pode ser que as leveduras ainda estejam na Lag Fase. Diversos fatores podem fazer com que a fase lag leve 24h ou até pouco mais que isso para terminar. Se fazem mais de 24h da inoculação, proceda da seguinte forma:

- Eleve a temperatura do fermentador para por volta 25 °C

- Agite o balde (caso não seja possível, injete gás inerte tipo CO2 pela torneira inferior) para suspender as leveduras

- Deixe na temperatura indicada acima até finalizar a fase lag (início da formação do krausen)

 

Qual a validade, ou por quanto tempo eu posso guardar as leveduras da Yeastlab?

O prazo de validade de nossas leveduras é de até 4 meses após a data de fabricação impressa no rótulo desde que mantidas em condições ideais de armazenamento (refrigeradas entre 2 e 8 ºC).

Posso usar as leveduras após o prazo de validade?

A Legislação Brasileira não permite venda de produtos com data de vencimento superior àquela descrita no rótulo, mas, caso você tenha adquirido um frasco e não o tenha utilizado até o vencimento, você poderá utilizá-lo, desde que faça um “starter” pois espera-se a perda de viabilidade das células ao longo do tempo. Use nossa calculadora on-line para auxiliá-lo na elaboração do “starter”.

Galeria de Fotos